10 julho 2008

Taxa Robin dos Bosques

Antes de mais os meus parabéns ao copy que trabalha num qualquer gabinete ali para os lados de São Bento: "taxa Robin dos Bosques" é de facto um nome mais original do que "taxa de equidade social" ou "taxa social integrada" ou qualquer semelhante. Pelos vistos, e sem que nenhum de nós suspeitasse, há gente brilhante a trabalhar no governo.
No entanto, o nome em si revela uma certa falsidade, e não fosse o dito Robin ser supostamente uma personagem real e não fictícia que, se eu fosse da Disney, já tinha processado o governo por usurpação ilícita de marca e bens patrimoniais irreparáveis.
A falsidade jaz no facto insofismável de que o Robin roubava aos ricos para distribuir pelos pobres, todos sabemos, e o que o governo pretende é taxar as petrolíferas para atribuir a si próprio. Tanto quanto eu saiba, o governo não fechou a porta por bancarrota e falta de comida.
Mais, uma taxa sobre as petrolíferas é há muito devida e exigida pelo povo como mera medida de justiça. Todos temos que sentir a crise na pele, e não somente alguns. Isso sim, é equidade. Ora duvido que alguma vez veremos algum cêntimo que seja dos valores angariados pela TRB - taxa Robin dos Bosques. Isto porque obviamente as gasolineiras irão rapidamente arranjar formas legais de reflectir esta taxa no preço dos combustíveis sem que qualquer um de nós possa fazer o que seja.
Já agora, aproveitem a embalagem, e criem a "taxa Dom Sebastião" para taxar o lucro dos bancos e a "taxa Ali Babá" para taxar os grandes aglomerados económicos.
Tudo isto me faz muitas vezes recordar a célebre troca de palavras entre Otelo Saraiva de Carvalho e Olof Palme logo após a revolução:
OSC - "Nós agora em Portugal acabámos com os ricos"
OP - "A sério? Nós aqui na Suécia preferimos foi acabar com os pobres"
No fundo é óbvio que nós, os meros transeuntes que caminham por este país, é que acabamos por pagar a crise. Podemos ter o TGV, novos aeroportos e auto-estradas com seis faixas, mas os nossos bolsos ficam cada vez mais vazios e os nossos cintos cada vez mais apertados.
O plano de transportes do governo leva-me aliás a crer que a ideia subjacente ao mesmo é conseguirmos fugir deste país o mais rapidamente possível.

3 Comments:

Blogger Bluedog said...

A taxa Robin dos Bosques, no que respeita à designação e ao conteúdo é uma ideia dos eurocratas de Bruxelas, se calhar depois de umas rodadas de cerveja trapista ( que saudades...)algum terá dito no gozo.."essa até faria corar de vergonha o Robin dos Bosques"...e o copywriter do costume ainda mal recuperado da ressaca rapou do PC e zás, lá trouxe outra vez o velho Robin à ribalta...

Pois....mas apesar de tudo ainda faço parte daqueles que pensa sermos um povo nem melhor nem pior do que os outros, diferente sim, como todos, mas gosto, no essencial !!!!

19:31  
Blogger purita said...

ainda há quem se divirta!:D

12:51  
Anonymous Anónimo said...

escreve sobre amor...escreves tão bem sobre isso... sobre o resto também...mas quem já escreve sobre amor?

Carlota

02:14  

Enviar um comentário

<< Home