03 julho 2008

6 anos depois

Após 6 anos de captividade, Ingrid Betancourt, com mais 13 outros reféms, foi libertada pela tropas oficiais Colombianas.

Já tinha escrito sobre esta personalidade em dezembro passado, quando foi divulgada na imprensa internacional uma carta que ela dirigia ao mundo, mas sobretudo à Mãe e aos filhos.

Aproveitando a recente desorganização das FARC, devido à morte em Março passado de dois dos mais proeminentes líderes da organização, elementos infiltrados emitiram uma falsa ordem de transferência dos prisioneiros para que fossem levados junto ao novo número 1 da organização, Alfonso Cano. No local onde deveriam estar helicópteros das FARC estavam militares colombianos disfarçados que rapidamente aprisionaram os revolucionários e libertaram os reféns. No helicóptero, o piloto limitou-se a dizer: "Somos do exército, estão livres". Não foi disparada uma única bala.

Acaba assim uma história trágica, com o melhor dos finais possíveis.

À semelhança do príncipezinho, Ingrid pode agora sonhar. Voltou finalmente a casa onde poderá novamente abraçar a Mãe e os filhos Melanie, 22, e Lorenzo, 19, que pacientemente aguardaram por este momento. 2.321 dias depois.