31 julho 2008

Braços cruzados

Já percebi porquê é que a nossa economia não avança. Finalmente descobri.
Invariavalmente, em todas as revistas, todos os jornais, todas as imagens e fotografias, os empresários nacionais, empreendedores por natureza, aparecem de uma de duas formas: braços cruzados ou mãos nos bolsos.
Pose braços cruzados: ainda não percebi bem o que quer transmitir esta pose. Será Confiança? Autoridade? Austeridade? Trabalho não será certamente, porque trabalho não se faz assim. O líder aparece inevitavelmente de fato escuro, gravata composta e braços cruzados, com o cuidado reflectido de colocar o braço esquerdo à frente que é para ser ver o mega relógio.
Pose mãos nos bolsos: esta é uma variante da primeira. Deve ter havido um empresário um dia que pensou "eh pá mas isto de braços cruzados dá um bocado mau aspecto, por outro lado o que é que eu faço com as mãos, vou metê-las nos bolsos que dá um ar jovem e descontraído". E assim nasceu a pose cool de mãos nos bolsos. À semelhança da inicial não se percebe muito bem o que pretende transmitir, sendo a jovialidade a única percepção. Dinâmica, acção, movimento ou trabalho é que não é.
Depois existem níveis dentro de cada uma das poses, com ou sem casaco, mangas arregaçadas ou não, olhar para a frente ou para o lado, etc...
A minha preferida é sem dúvida a de mão esquerda no bolso, mas sempre a ver-se o relógio, braço direito a segurar o casaco por trás do ombro e mangas da camisa ligeiramente arregaçadas. Lindo! Aqui está um empresário que acabou de sair da praia.
A única verdadeira mensagem comum às poses dos nossos gestores nacionais quando aparecem nos media é a de que andamos todos de braços cruzados, mãos nos bolsos ou, pior, com ar de quem foi ali e nunca mais voltou. Agora trabalho que é o que se quer, nem vê-lo.
Com líderes deste calibre, não admira que a economia não ande.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

eheh... é que é mesmo verdade! braços cruzados ou maozinha no bolso...

bjs

fátima ;)

13:56  
Anonymous Anónimo said...

ah! boa musica as always..

13:56  
Blogger purita said...

sem querer parecer brejeira: estão a coçá-los o dia todo!

[desculpe, desculpe, mas vejo muitos desses por onde trabalho..os dos relógios super importantes!]

17:40  
Blogger GoncaloCV said...

Fátima, estão sempre assim, é uma praga. Não há um que tenha uma pose original, tipo virar-se de costas, ou fazer um manguito.

Purita, os dos mega relógios são normalmente aqueles que os coçam mais. Quanto maior o relógio, menor o ...

18:36  

Enviar um comentário

<< Home