05 abril 2007

Os velhos dos correios

Uma ida aos correios é mergulhar no precoce mundo da velhice.
Por entre os estafetas atarefados, os desconhecidos de passagem, os funcionários das empresas da zona com os seus sacos cheios de envelopes, residem sempre, num posto dos correios, uns velhotes de passagem.
Veem pagar a luz e a água, levantar as suas pensões ou mesmo enviar um simpático postal a um dos poucos amigos que ainda têm. Outras vezes ainda, pedem timidamente para utilizar um dos telefones fixos do posto, pouco dados que são a uma era de telemóveis e sms's.
Os velhos dos correios perseguem um dia à dia outrora ocupado com os afezeres do dia à dia de qualquer um, mas a ida aos correios torna-se por vezes, por força do tempo que lhes foge, no acontecimento desse dia, numa hipótese de ver gente nova e de encontrar do outro lado do balcão um rosto que já lhes é familiar, simpático e nunca indiferente.
Por isso arranjam-se para essa curta viagem. Por vaidade, para voltar a pôr aquele fato que teimosamente resiste ao passar das horas e dos usos, e por saberem que nos correios existem sempre outros velhos com quem se podem cruzar, com quem podem falar das suas pensões, das suas reformas, dos bons velhos tempos e recordar os que já foram. Amigos de circunstância que por vezes são os únicos que restam neste percurso que lhes sobra.
Sentam-se no banco à espera que saia o seu número, na secreta esperança que demore o maior tempo possível. Esse tempo que para eles é tão precioso.


6 Comments:

Blogger bublicious said...

Engraçado... vou poucas vezes aos correios... mas tenho andado a fazer algumas coisas q me obrigam a algumas visitas aos correios :).. e eles estão sempre lá... os velhinhos :)... a mim?... só me dá vontade de me sentar a falar com eles... são tão queridos.. todos aprumadinhos, é verdade... mas há coisa mais querida... olho para eles como olho para a minha filha... alguém q precisa de carinho, amor e colinho... é simples... e é fácil dar... eu dou!

23:35  
Blogger bublicious said...

e no outro dia levei uma velhinha no meu carro... ela só me perguntou a direcção do monte estoril para o estoril.. eu? eu disse q a levava... para onde ela quisesse... ela nem queria acreditar... se ela ficou feliz? não sei, acho q sim... mas só de ver a gratidão e amor na cara dela... eu sei q ela... me fez ser uma pessoa melhor e eu agradeço por isso :)

bjnh

23:39  
Blogger Giso said...

Nos correios, nos centros de saude e nos bancos. Uns empatas.
Eu gosto dos que estao no jardim na batota.

04:53  
Blogger Bluedog said...

É sempre bom ler o olhar dos jovens sobre os velhotes ( algo entre velhinho e velho...), sobretudo quando é de uma grande ternura, como o do G! e da Bub.

Beijinho para ambos

20:15  
Anonymous Anónimo said...

boa musica G...
marisol

19:42  
Blogger purita said...

um relato muito bonito, este!

22:25  

Enviar um comentário

<< Home