12 novembro 2009

Enke

Não venho aqui falar do guarda-redes Robert Enke. Para isso existem outros blogs e outros espaços.

Venho falar de Robert Enke, o homem defensor de direitos animais, envolvido em inúmeras campanhas da P.E.T.A., que lutou por um mundo melhor para aqueles que não se podem defender pela sua própria voz.
Quando esteve por cá a representar as cores do Benfica, uma das ocupações deste rapaz de então 22 anos era recolher cães abandonados, tratá-los, alimentá-los e arranjar-lhes um dono condigno. Um dono que merecesse o cão e não o contrário. Acabou obviamente, porque podia, queria e porque assim ditava a sua sensibilidade, por ficar com oito desses cães, todos encontrados na rua, que acabaram por acompanhá-lo ao longo da sua vida e entrar em algumas campanhas com ele.

Em 2002, na véspera do campeonato do Mundo de futebol na Coreia/Japão, deixou-se fotografar com dois dos seus cães para dar voz ao tratamento de que estes animais são alvo na Coreia. "Don't kick the dog, kick the ball!" clamava ele. Um homem de convicções fortes.
No dia 10 de Novembro, aos 32 anos, suicidou-se, deixando a mulher Teresa e a filha Leila, que adoptou em Maio deste ano. A mulher confirmou à imprensa que Robert Enke sofria de depressões crónicas há seis anos e que o falecimento da filha em 2006 tinha sido devastador. Viviam todos numa quinta, afastados dos holofotes da fama tipo "Beckham", onde viviam em paz com todos os seus animais.
Fazem falta pessoas como tu neste mundo, Robert, pena que tenhas decidido partir cedo demais. Foste um verdadeiro guardião, em todos os sentidos que a palavra pode ter.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

.. (subscrevo inteiramente)
inês

13:07  
Blogger  said...

Es muy triste que alguien decida poner fin a su vida de esa forma, una gran perdida de ser humano.
Un beso.

18:43  
Blogger ecila said...

Nao podemos avaliar o que passou com a morte da filha, mas é muito triste quando pessoas deste valor decidem acabar com a vida.

00:11  
Blogger Zoe said...

ainda não consegui escrever uma linha sobre ele! Obrigada por tê-lo feito.
zoe

11:54  

Enviar um comentário

<< Home