31 março 2006

Triste

Regressei ontem de uma semana de férias no Brasil.

País alegre, divertido e de "alto astral" por natureza, o Brasil é para mim o local ideal para descansar e recarregar baterias. Este ano tive um extra absolutamente sublime de poder nadar com golfinhos no seu habitat natural, experiência quase kármica sobretudo quando eles se encontram praticamente ao alcance da mão.

Voltei queimado e pronto para novas batalhas e descobri um país triste. Bastaram dois dias para ver que Portugal está cinzento, os portugueses estão abatidos, descrentes na recuperação, pouco ilusionados com uma reviravolta anunciada que não deixou o nevoeiro sebastianino.

Se verificarmos os números e o nível de vida entre os dois países, presumo (apenas presumo porque eu próprio não os verifiquei) que o Brasil se encontre largos passos atrás deste nosso cantinho à beira mar plantado. O seu povo revela no entanto uma alegria quase inexcedível, uma força fora do comum para levantar o ânimo, uma relativização ímpar dos problemas do dia à dia. "Tudo tranquilo". "Relaxa". Duas expressões ouvidas amiúde.

Penso que aos portugueses falta muito deste espírito, muito desta ponderação dos problemas, saber, verdadeiramente saber e reconhecer, que existem situações bem piores à nossa e que temos que estar felizes pelo que temos no dia à dia.

Talvez assim, aos poucos, consigamos dar a volta por cima.

Alto astral pessoal!

9 Comments:

Blogger GoncaloCV said...

Cat, foi inspirado na nossa conversa de ontem.

Tu também levantas o astral...e os golfinhos então...

AS PILHAS ESTÂO NA MALA! Bjs

15:28  
Blogger Bluedog said...

Partilho inteiramente do teu ponto de vista, meu caro G! Em termos relativo ( se comparados com outras realidades sociais,económicas,políticas etc.) somos uns sortudos, há que o assumir e viver. que diabo !!! Para quase duzentos países que há no Mundo, estamos em 35º (mais coisa menos coisa) na escala dos índices de bem estar...ACHAM POUCO, seus insatisfeitos de profissão ???!!!!! Para além do mais, até temos o GLORIOSO SLB !!!

17:10  
Blogger Humor Negro said...

O Brasil está infinitamente melhor que nós do ponto de vista económico. Apesar da novela política a economia continua a crescer. O poder de compra dos brasileiros subiu em flecha nos últimos 5 anos. O investimento estrangeiro não pára de aumentar. E a produção interna nunca esteve tão bem (o país produz mais do que necessita nas várias indústrias e exporta os excedentes). É um erro pensar que estamos melhor que eles. Não estamos e a nossa condição de «país que não produz absolutamente nada» só nos vai afastar ainda mais deles no médio longo prazo.

13:12  
Blogger Bluedog said...

O Brasil mais rico do que nós, SIM, em termos PIB . Muito mais pobres porém, milhões de pessoas...problemas que têm a ver com a repartição do Rendimento...essa maldita e desagradável questão que tantas revoluções tem provocado ao longo da História.

15:31  
Blogger GoncaloCV said...

pois... a questão é essa HN e BDog. Em termos económicos está melhor e sobretudo em termos de produção (tentem fazer a Via Dutra Maresias-São Paulo para verem filas, resmas, palettes, etc... de camiões e camiões carregadinhos, e esta não é a estrada mais utilizada) mas em termos de bem estar geral penso que Portugal, em indicadores, está à frente.

15:55  
Blogger Patioba said...

De facto o espírito alto astral dos brasileiros é contagiante. E sim, é notório que têm razões de queixa muito maiores e mais válidas do que as nossas.

O regresso de um país desses torna ainda menos suportável este espírito pequenino nacional.... concordo contigo em absoluto! está a fazer-me faltao meu bocadinho de Brasil este ano.....

16:28  
Blogger Humor Negro said...

Curti o Ed Norton a mostrar o sabonete :-)

14:39  
Blogger MIN said...

Apanha o sabonete!!! Ya, bué fixe! Cool bro!

12:47  
Blogger Ricardo M. said...

No brasil há actualmente uma grande batalha politica que se está a travar, é verdade que o país conseguiu re-pagar a sua dívida externa mas o crescimento interno não está nada bom.

Quanto à alegria de viver e lutar, essa é incomensurável, e não são somente os tugas que se deveriam inspirar, a Europa entrou numa grave depressão, as pessoas perderam a esperança, há um sentimento de revolta mas não há quem critique e formule alternativas..

13:57  

Enviar um comentário

<< Home