28 junho 2007

Vai de metro Satanás?

O Vaticano emitiu há poucos dias um documento oficial entendido como o correspondente rodoviário dos dez mandamentos.
De acordo com este pequeno país, portador e ícone da fé Católica no mundo, o automóvel pode ser um instumento diabólico que conduz ao pecado. O documento, iluminadamente intitulado de "Orientações para o Cuidado Pastoral na Estrada", revela que quando é usado por prostitutas e pelos seus clientes, o veículo é fonte de crime divino.
"Cuidado: Pastoral na Estrada" parece mais um sinal de trânsito indicando um bando de pastores a atravessar uma estrada, mas pronto, avancemos.
Do etéreo documento constam obviamente o famoso "não matarás" (sendo que as outras hipóteses seriam certamente "não atropelarás o velhote que anda a 2 à hora na passadeira", "não te espetarás contra um poste da EDP", "não chocarás contra uma vaca na estrada" ou mesmo "não te distrairás com a gaja boa que vai a andar no passeio"), mas também o imperativo de que "os carros não serão usados como uma expressão do poder e da dominação" - a velocidade é referida como uma forma fácil de dominar os outros - "nem uma ocasião para pecar" - referência à prostituição.
O documento de 59 páginas, o primeiro da Santa Sé que aborda questões relativas à segurança rodoviária, condena a agressividade ao volante e lembra que a condução pode despertar comportamentos "primitivos" em quem conduz, incluindo "falta de educação, gestos obscenos, praguejar, blasfemar e perda do sentido de responsabilidade ou infracção deliberada do Código da Estrada". Condena ainda a condução sob o efeito de álcool ou drogas, sugerindo um modelo de condução que respeite as virtudes cristãs.
Tanta coisa para resolver no planeta e preocupam-se com isto? Virtudes cristãs ao volante? E a virtude cristã dos padres pedófilos a quem não acontece nada, hein? E essa virtude?
Bem, pelo menos é oficial: a partir de agora somos todos pecadores.

2 Comments:

Blogger purita said...

eu pecadora me confesso...mas as pessoas do porto têm desculpa para dizer palavrões, não têm?:D

20:59  
Blogger G! said...

porquê?

10:52  

Enviar um comentário

<< Home