18 fevereiro 2005

Politiquices

Eu já decidi!

Vou votar nesse magnífico partido que anda por aí a fazer uma magnífica campanha: o PS"Eû"

O PS"Eû" é o partido que nasceu do facto do PS ter só duas letras e assim não poder gritar alto e bom som o seu nome nos comícios.

O PSD e a CDU têm ambos o benefício de ter três letras o que facilita o apelo aos militantes / apoiantes /simpatizantes / meros curiosos / gajos perdidos que andam por lá. Assim, quando o speaker grita "P. S.D!,P. S.D!,P. S.D!" as pessoas entoam em uníssono "P.S.D!, P.S.D!, P.S.D!". O mesmo acontece com a CDU, só que com menos militantes (meio adormecidos), menos apoiantes e mais gajos perdidos.

O Bloco de Esquerda beneficia de ter uma palavra curta e fácil de gritar "BLOCO!, BLOCO!, "BLOCO!", mesmo que haja algumas pessoas que dizem "P'Ó CÚ!" mas ninguém repara.

O PP dispõe de duas consoantes fechadas o que proporciona igualmente o frenesim popular. "P.P!,P.P!,P.P!". É fácil, é curto e dá 6% de votos.

O partido mais prejudicado nisto das letras é o PS. O "S" é uma letra lixada de se gritar. Faz parte daqueles rol de letras que nasceram para serem silenciosamente pronunciadas, sozinhas ou só com mais uma letra, como o "M" ("mê", para a pequenada), "N"ou o "L". Sublinho a importância de ser sozinhas ou acompanhas de só uma letra porque com três ou mais já funciona. Se gritarem "P.N!, P.N!, P.N!" vão dizer P.N"Eû"!P.N"Eû"!P.N"Eû"! enquanto que se disserem "P.S.N." a coisa já seja melhor, muito embora o partido esse já deixe um pouco a desejar.

Portanto eu vou votar P.S."Eû"! porque acho que temos de dar uma hipótese às letras tramadas.

Já agora, e mudando um pouco o tema, já alguém se lembrou de perguntar ao Paulo Portas se ele é a favor ou contra dos homossexuais nas forças armadas? Tou curioso em relação à resposta.