27 abril 2005

Festividades

Meus amigos, tenho o orgulho de anunciar que este ano, com o claro objectivo de dar novamente vida a uma tradição milenar, convido todos os interessados a assistirem à “Matança do Barranquenho” em Caxias.

As festas realizam-se durante três dias seguidos, entre 1 a 3 de Julho, e consistem no seguinte programa:

1º Dia: Caça ao Barranquenho.

Viajem de autocarro até Barrancos para escolher os Barranquenhos mais tenrinhos e trazê-los de volta para Caxias. A caça realiza-se na praça central e obedece à votação por unanimidade popular. Como é tradição, os Barranquenhos serão sangrados para ficarem menos violentos, antes de regressar.

Em Caxias, os Barranquenhos são guardados em barris de cidra para transmitir um melhor sabor à carne.

2º Dia: Procissão de Nossa Senhora de Barrancos.

A procissão inicia-se pelas 10h00 na GNR mais próxima com aclamações ao zelo profissional em Barrancos. Os interessados em participar deverão trazer 25 Euros para o FSGNR (Fundo de Suborno à GNR). Os Barranquenhos são levados na cruz pelas ruas de Caxias até a Quinta do Jardim onde será montada uma tenda especial com a fogueira central.

Finda a procissão, os Barranquenhos são entregues aos cozinheiros que após a reza tradicional, procedem à Matança. Esta realiza-se pelo método tradicional de exposição invertida e sangrar até à morte. O sangue é preservado no altar até ao fim dos festejos.

Jantar e música diversa.

3º Dia: Libertação das Águas

O sangue preservado no altar é levado em sacos feitos pelos intestinos até ao Mar onde se faz a despedida dos Barranquenhos que morreram com a honra suprema de participar nestes festejos.


Este post serve para alguns dos leitores reflectirem acerca das barbáries que todos os verões acontecem por este Portugal fora. Podem-se fazer festejos sem que seja necessário torturar todas as espécies animais que nos passam pela frente. A tradição não é uma instituição. Pode e deve ser alterada e proibida quando interfere com qualquer tipo de liberdade, sobretudo a animal.